Sínodo prolongado até 2024

Santo Padre anunciou que a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá duas sessões.

O Santo Padre anunciou, este domingo, que a próxima XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar em duas sessões: a primeira decorre de 4 a 29 de outubro de 2023 e, a segunda, em outubro de 2024. 

O Papa Francisco clarificou que a Constituição Apostólica Episcopalis Communio permite esta decisão.

Na base da decisão, afirma o Sumo Pontífice, está o “desejo de que o tema da Igreja Sinodal, devido à importância, possa ser objeto de um discernimento prolongado não só pelos membros da Assembleia Sinodal, mas por toda a Igreja”. Ou seja, o Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar juntos em direção à vontade do Senhor para a sua Igreja. 

Em Comunicado, a Secretaria Geral do Sínodo refere que “escolheu o caminho da escuta e do discernimento, mesmo na fase de planeamento e implementação do processo sinodal”. Acrescenta ainda que continuará a trabalhar para “melhor definir a celebração das duas sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o tempo que medeia entre elas”.

O percurso sinodal foi iniciado em 2021 pela escuta das Igrejas locais. Depois as Conferências Episcopais e todas as Igrejas Católicas Orientais trabalharam com base no resultado das Igrejas particulares. Agora segue a etapa continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre janeiro e março de 2023.

últimos Artigos

O Sínodo segue em frente.

Deus o(a) abençoe e nos ajude a caminhar juntos na construção da Igreja Sinodal Samaritana.

mais

#TheChurchIsOurHome

“Por ocasião do Sínodo sobre a Sinodalidade, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e a Secretaria Geral do Sínodo envolveram algumas

mais