- O Sínodo 2021-2024 – «Por uma Igreja Sinodal» – entrou numa nova fase: a Etapa Continental.
Esta nova etapa não é uma repetição da fase diocesana, marcada pela escuta, consulta e discernimento de todo o Povo Santo de Deus. - Agora, após a publicação do «Documento de trabalho para a Etapa Continental» (DEC), as Igrejas particulares são chamadas a refletir sobre este documento, onde abunda «o tesouro ricamente teológico contido na narração da experiência da escuta da voz do Espírito por parte do Povo de Deus» (DEC n.º 8).
Não sendo uma auscultação como a anterior, as Equipas Sinodais de cada diocese (que podem ampliar a escuta e o discernimento a outros grupos, movimentos, institutos de vida consagrada…) são chamadas a continuar o processo, enviando depois os seus contributos. - A Equipa Sinodal da Arquidiocese de Braga decidiu, em comunhão com o nosso Arcebispo, D. José Cordeiro, alargar a reflexão a todos os que queiram participar nesta nova fase.
- Propomos que em grupo (ou individualmente) seja lido, em ambiente de oração, o Documento da Etapa Continental, respondendo às três questões que se encontram no n.º 106 do referido documento.
«O DEC só será compreensível e útil se for lido com os olhos do discípulo, que o reconhece como o testemunho de um percurso de conversão para uma Igreja sinodal, que aprende da escuta o modo como renovar a própria missão evangelizadora» (DEC n.º 13). - No site do Sínodo, preparado pela nossa Arquidiocese ( http://sinodoembraga.pt ), pode descarregar o «Documento de trabalho para a Etapa Continental» e encontra ainda o link do formulário, para o envio das reflexões sobre as três interrogações. Os contributos podem ser enviados até 15 de janeiro.
- No final desta etapa, a Equipa Sinodal acolherá as propostas vindas dos Grupos Sinodais e irá enviá-las para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A CEP irá reunir todas as propostas recebidas das Equipas Sinodais para a Assembleia Continental da Europa , que irá acontecer em Praga de 5 a 12 de fevereiro de 2023.
Deus o(a) abençoe e nos ajude a caminhar juntos na construção da Igreja Sinodal Samaritana.